sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 - Notas de Campanha

"O que mais temo nas eleições é a iliteracia dos eleitores"

Nota 20 - Vamos lá, então, a votos - Parte 6 - O Rio Leça

Sempre que há eleições, vem, à baila, o Rio Leça! A poluição do Leça, as cheias do Leça, a limpeza do Leça, as levadas do Leça, os moinhos do Leça e o que mais houver do Leça!

Passam as eleições e...o Leça vai passando, umas vezes suave, outras, violento e às vezes nem passa, de seco que vai. Aliás, o Leça já há muito que é um rio "morto". Tem sido considerado um dos mais poluídos da Europa, pois, de há muito, vem sofrendo os efeitos da falta de tratamento dos resíduos industriais, em muitos casos, lançados directamente nas suas águas ( fonte:Wikipédia ).

Anualmente a autarquia convida a população a participar de uma acção de limpeza, que promove, geralmente, no início do Verão. Sem grande êxito, porque, e a verdade é só uma, pouca gente se preocupa, de facto, com o Rio Leça.

Conheci Alfena no início da década de 1960, já lá vão mais de 50 anos e recordo-me que, por essa altura, a "garotada", sempre que podia, ia pescar ao Rio Leça. Não me recordo com que êxito, mas certamente que com algum, pois, doutra forma, não perderiam tempo com a tarefa.

Seria excelente que se encarasse, de frente, a situação actual e que, para além das acções de limpeza - mas profissionalizadas (e isto aqui já é com a autarquia) e não umas quantas acções de características amadoras - se fizesse um efectivo esforço de recuperação dos moinhos e das levadas. Não basta orçamentá-las - e não alterar, mais tarde, o orçamento - mas realizá-las, efectivamente.

Não refiro, neste ponto, nenhum candidato, em especial, porque estou convencido de qualquer um deles subscreveria, de bom grado, as acções que defendi acima

Espero que, quem quer que vença as eleições do próximo dia 29, enfrente o (gravíssimo) problema do Rio Leça e dedique tempo, esforço e dinheiro (1), tendo em vista, a reabilitação - é disso que se trata - deste rio.

E não vai ser tarefa fácil!
J Silva Pereira

(1) Eis o meu contributo para o Orçamento Participativo do candidato José Luís Marques

Sem comentários: