"O que mais temo nas eleições é a iliteracia dos eleitores"
Nota 17 - Vamos lá, então, a votos - Parte 3 - Educação e Cultura
Ambos os itens são. geralmente, apresentados separadamente, apesar da estreita ligação, que é, por demais, evidente. É uma forma de "estender" o número de propostas, criando, um pouco a ilusão de que, havendo muita coisa para fazer, se promete que tudo poderá ser feito.
Defendo que a Cultura é a continuação da Educação. Esta deveria ser a aquisição das ferramentas necessárias, não só à nossa futura actividade profissional, mas também, daquelas igualmente necessárias ao aperfeiçoamento do nosso saber e do nosso carácter.
Só um povo culto, educado e trabalhador tem possibilidade de sobreviver num mundo em constante e acelerada mudança mas cujo rumo desconhecemos qual seja.
Defendo, também, como Municipalista, que todo o trabalho educacional e cultural deve ter um cunho próprio, o cunho da própria freguesia e do próprio concelho.
Das candidaturas alfenenses, refiro, na Cultura, as propostas do PSD-Guilherme Roque (dinamização do Centro Cultural), do PS-José Luís Marques (dinamização do Centro Cultural) e do CDU-Francisco Gouveia ("dar vida à Casa da Juventude"), tudo muito vago, deixando supor não terem ideias muito precisas para a questão.
Ainda na Cultura, são de destacar as propostas do PSD-Guilherme Roque (realização de feiras anuais de artesanato e de troca de livros) e do PS-José Luís Marques (requalificação do auditório do CSPA), uma vez mais, algo de indefinido e que só a eventual concretização, no terreno, poderá, ou não, significar alguma coisa.
Quanto à Educação, apenas o PS-José Luís Marques traz uma proposta - a existência de projectos educativos que estimulem a interacção Escola-População-Junta - da qual, se o Agrupamento local de escolas entender colaborar, muito se poderá esperar. Faço votos que tal aconteça.
J Silva Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário