sábado, 21 de setembro de 2013

Assembleia de Freguesia de 20 de Setembro

"O que mais temo nas eleições é a iliteracia dos eleitores"

Assembleia ou Comício dos "Unidos"?

Foi convocada, para ontem à noite, mais uma Assembleia de Freguesia. Pessoa amiga fez-me chegar às mãos fotocópia da convocatória, esta, apenas, acompanhada da acta da assembleia anterior. 

Já à porta de entrada do Centro Cultural de Alfena, o grupo onde me incluía e de que faziam parte alguns membros da assembleia, foi contactado pelo Presidente da Junta, informando-nos da intenção de propor a inclusão de mais um ponto na Ordem de Trabalhos, cujo seria a proposta de aprovação da segunda Revisão Orçamental do ano. E isto, para, conforme disse também, ficasse devidamente concluída a burocracia do seu mandato, em vias de terminar. Referiu, ainda, ter-se apercebido de que não fôra distribuída a Informação Escrita e procedeu, então, à entrega desse documento.

Tratando-se, como se tratava, da última assembleia, todos aceitaram, sem reservas as explicações e a papelada -  que já não pensavam, sequer, analisar - encaminhando-se, depois, para o auditório do Centro.

Apesar da falta de algumas luzes e de instalação sonora - ao que parece, por avaria - lá se deu início à assembleia, com o período destinado à intervenção dos diversos membros. Foi, porém, dada a palavra ao Presidente da Junta que referiu, a presença de público pouco habitual nestes actos, mas que sabia que tinham vindo para agradecer ao Sr. Presidente da Câmara, não sei que recente benesse e a assistir à solene assinatura do protocolo relativo à cedência do terreno destinado à sede da Junta

Foi aí que comecei a perceber que, afinal, não havia sido convocada nenhuma assembleia, mas sim um comício dos "Unidos".
Para nossa paz e descanso, o Sr. Presidente da Câmara não apareceu e, embora a cerimónia ficasse adiada, não ficou o comício, como, adiante, se verá.

Após o introito do Presidente da Junta, seguiu-se uma curta intervenção de Anabela Magalhães, do PS, em jeito de despedida e, também, em jeito de despedida, uma outra de Avelino de Sousa, da "Coragem de Mudar".

Quem não se despediu com jeito nenhum foi Rogério Palhau que interveio logo a seguir para "desancar", não na intervenção que Avelino de Sousa acabara de fazer, mas sim na intervenção deste, feita - pasme-se! - na Assembleia de Junho! Sem grande aplauso, diga-se em abono da verdade, nem sequer da sua equipa da Junta com quem, aliás, "anda de candeias às avessas". O disparate - não tem outro nome - foi de tal monta que o Presidente da Mesa entendeu dever intervir - havia já protestos na sala - e pediu a interrupção do comício, ao que ele acedeu, muito contrariado!

Entrando-se na Ordem de Trabalhos, ninguém interveio em qualquer dos pontos (acta anterior, revisão orçamental e informação escrita) e foi tudo aprovado com mais ou menos abstenções.

Minto! Houve, efectivamente, uma intervenção, no ponto da informação escrita e, foi do Presidente da Junta! É claro que o comício deveria continuar. Que me recorde, Rogério Palhau nunca interveio, neste ponto, de iniciativa sua. Quando não havia intervenções o "papel" era virado e passava-se adiante. Mas desta vez, não foi assim: estamos em plena campanha eleitoral e aquilo era um comício dos UpA!

Rogério Palhau pôs os óculos e puxou de um papel que disse ser um "volante" da campanha de 2009 e, lendo ponto por ponto, comentou cada um, reafirmando a sua execução!   

Melhor do que o surrealismo de Breton (Um homem que não pode ver um cavalo a galope em cima de um tomate, é um idiota) só mesmo as Assembleias de Freguesia de Alfena

Como não gosto de surrealismo, levantei-me, ainda o comício não iria a meio e vim-me embora!

Não sei o que se passou depois, mas, pela amostra, não deve ter sido grande coisa!  

J Silva Pereira
      

Sem comentários: