segunda-feira, 26 de agosto de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 - Notas de Campanha


Nota 9 - Resumo da Síntese ou Síntese do Resumo, tanto vale!


As campanhas eleitorais, em especial as Autárquicas, são sui generis no que respeita à sua forma. Quero dizer com isto que as candidaturas fazem todas o mesmo circo. Dispõem-se cartazes em sítios estratégicos, pelo menos um de cada uma delas, os apoiantes reúnem-se, uns aqui e outros acolá, mas com vinho, cerveja e churrasco idênticos, os cortejos automóveis são à vez cada um mas ninguém falha e os discursos uma espécie de chapa 5: dizer mal dos adversários e prometer este mundo e a lua!


Grupos há, porém, que puxam pela imaginação e usam alguns truques baixos, como, por exemplo, um RSI à maneira. Não sei, mas disseram-me que há, por esta terra, quem esteja a oferecer bilhas de gás! Bilhas de gás? Será mesmo verdade? Não lembra ao diabo!

Escapa, mas não muito, no meio disto tudo alguns panfletos que nos vão informando das intenções de cada grupo. Que isso pouco vale, não tenho dúvidas, mas, pelo menos a mim, servir-me-á para, daqui a quatro anos, se ainda por cá andar, cotejar a promessa com a realização e rir-me, então, um bom bocado.

Entretanto, vou preferindo reler as entrevistas e respigar nas redes sociais. Há propostas q.b.. 

Comparêmo-las, por descargo de consciência.

Acessibilidades 
Guilherme Roque e o seu PSD propõem a criação de uma via rodoviária alternativa à ponte de S. Lázaro, a construção de passeios e a pavimentação de algumas ruas. Defendem, ainda, a recuperação da ponte na Rua de Santa Isabel, bem como a pavimentação da artéria.


José Luís Marques e o seu PS defendem um séria intervenção nos passeios e passadeiras. Louvável, sobretudo, a especial atenção que promete dar às questões relacionadas com a mobilidade reduzida de alguns cidadãos

Ambiente 
Francisco Gouveia e a sua CDU defendem uma intervenção conjunta das forças políticas, tendo em vista encontrar uma solução para o atravessamento da cidade pelos muitos cabos eléctricos e de comunicações.

Guilherme Roque propõe-se a continuar a obra de S. Lázaro, que considera o embrião do futuro Parque da Cidade. Defende, também, a continuação das acções de limpeza do Rio Leça.

José Luís Marques diz que o Leça deve ser encarado como uma mais valia e, por isso, deve ser desassoreado, as ligações clandestinas eliminadas e as levadas e os moinhos, recuperados.

Apoio Social
Guilherme Roque defende o aprofundamento da ligação às IPSS, iniciativas de solidariedade para angariação de livros, roupas e outros bens e a criação de um pelouro para o emprego e apoio aos desempregados. Propõe, também, a criação de hortas agrícolas.

José Luís Marques preconiza o estabelecimento e a gestão de parcerias com as IPSS existentes: AVA e CSPA e pretende criar uma rede de luta contra a exclusão social e de apoio a idosos.

Associativismo e Organizações Locais
Francisco Gouveia entende que o apoio às colectividades deve ser reforçado.

Guilherme Roque defende que as diversas iniciativas sejam concretizadas em conjunto com o movimento associativo da Cidade.

José Luís Marques pretende estimular o aparecimento de novas organizações e estabelecer regras claras e realistas nos apoios a conceder. 

Centro Cívico
Francisco Gouveia pergunta "para quando a construção do Centro Cívico.

Guilherme Roque pretende definir o Centro Cívico e negociar os terrenos em frente à Igreja.

José Luís Marques entende que o Centro Cívico deve voltar a ser uma prioridade.

Centro Cultural
Guilherme Roque defende a dinamização do Centro através de exposições.

José Luís Marques pretende melhorar a dinamização e o aproveitamento do Centro.

Centro de Saúde

Francisco Gouveia promete continuar a lutar pelo arranque da construção do novo Centro de Saúde.

Guilherme Roque pretende que seja uma realidade a curto prazo.

Cultura e Desporto
Francisco Gouveia defende a urgência em dar vida à Casa da Juventude, bem como a construção de uma pista de corrida integrada num parque de lazer.

Guilherme Roque propõe a realização de feiras anuais de artesanato, de colectividades e de troca de livros. Quanto a desporto, refere a necessidade da sua promoção através de iniciativas como o atletismo, o ciclismo e o futebol. 

José Luís Marques pretende a criação de parques de lazer e espaços para a prática de desportos radicais. Quer, também, criar uma rede de percursos urbanos e rurais para caminhadas, ciclo-turismo e BTT  
Pretende, ainda, requalificar a zona sob o viaduto da A41, para espaço de convívio e prática desportiva e criar um parque de manutenção desportiva, na Rua da Telha.
No aspecto cultural, defende o apoio à requalificação do auditório do CSPA, antigo cinema, para reforço da capacidade de realização de eventos culturais.  

Educação
José Luís Marques pretende que as escolas sejam objecto de mais atenção. Que se não sacrifiquem verbas orçamentais destinadas à educação, em projectos futebolísticos;
Acredita, sem exemplificar, em projectos educativos que estimulem a interacção - Escola - População - Junta.

Fazer Diferente
Guilherme Roque promete receber os cidadãos e, a todos, ouvi-los. Pretende, também, devolver a Alfena e à Junta a dignidade e o respeito de outrora e desenvolver bom relacionamento com todas as entidades.
Defende a criação de uma Associação de Freguesias do Médio Vale do Leça. 

José Luís Marques pretende eliminar o registo prévio do sítio da Junta, de modo a que se possa aceder, livremente, a toda a documentação relevante;
Vai avançar com os Orçamentos Participativos.

Habitação Social
Francisco Gouveia defende a necessidade de construção de habitação social, que, segundo diz, não há.

Saneamento e Abastecimento Público de Água
Francisco Gouveia lutará pelo fim de ruas sem saneamento básico e sem abastecimento de água.

José Luís Marques exige a cobertura da cidade com estas infra-estruturas.

Serviços Postais
Francisco Gouveia lutará pelo não encerramento da única estação dos CTT existente.

Unidade de Cuidados Continuados
Francisco Gouveia traz uma proposta nova e pertinente. Uma Unidade de Cuidados Continuados seria a prioridade das prioridades. Faz falta em qualquer lado e não há em parte nenhuma..

Urbanismo 



(Actualizado em 16/09/2013) com a síntese das propostas de Guilherme Roque)

J Silva Pereira  

Sem comentários: