quarta-feira, 3 de julho de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 - Notas de Campanha

Nota 1 - Unidos por Alfena

Penso que foi a primeira formação política de Alfena - trata-se de um grupo de cidadãos - a anunciar a sua candidatura. Pessoa amiga reencaminhou-me uma sms pela qual se informava da inauguração, a 9 de Março, da respectiva sede e se apelava, para esse dia, à comparência dos amigos.

Os UpA são (ou foram) uma dissidência do PSD alfenense e estão na Junta desde Outubro de 2005. Foram a votos intercalares em Janeiro de 2009 e em Setembro do mesmo ano, concorreram de novo, ganhando a Junta com maioria absoluta, depois de uma apressada troca da primeira figura.(1)

Inchados com a vitória, implantaram na política local aquilo que eu, em certa ocasião, apelidei de Democradura, ou seja e parafraseando um Rei da França, "A Lei sou eu", no dizer do Presidente da Junta.

Com o tempo, a manifesta arrogância foi-se esbatendo, mais pela firmeza da Oposição - sobretudo da Coragem de Mudar - do que por mérito próprio, quase não reagindo quando, na última sessão da Assembleia de Freguesia, com o grupo já politicamente esfrangalhado, ouviram aquela mesma Coragem de Mudar afirmar que era executivo que não deixava saudades e que, sem honra nem glória, rapidamente desapareceria da memória colectiva
     
Entretanto, a desistente primeira figura acima referida - Arnaldo Soares - reaparecera, nas autárquicas de 2009, mas na lista da Câmara e reintegrado no PSD. Durou, por lá, apenas dois anos. Titular do Pelouro das Finanças da Câmara de Valongo, de tal maneira se mostrou incompetente que o, então Presidente, Fernando Melo, avocou o Pelouro, limitando-o ao Conselho de Administração dos SMAES onde, como se sabe, não se faz nada. Ressentido, demitiu-se. É esta mesma figura que, este ano, concorre, de novo (já concorrera em 2005), à presidência da Junta.

Muita água passou já sob a ponte do Rio Leça desde que o ora candidato espetou a faca da traição nas costas do então presidente, Guilherme Roque. Depois, seguiu-se uma série de negociatas, em perfeita união, entendimento e sintonia com o seu mandatário financeiro, um conhecido "arquitecto/engenheiro" e um vereador valonguense tanto ou mais ganancioso que ambos.
Uma pessoa que me merece imensa consideração disse-me, há pouco tempo, que o que mais temia era a iliteracia política dos eleitores. Tenho esperança de que, apesar da iliteracia, os eleitores alfenenses tenham o bom senso de arredarem do poder estas tristes figuras, se possível, de uma vez por todas. De qualquer maneira, mesmo que vençam, não vão ter vida fácil. Há muita, muita gente, que não vai deixar tal!

J Silva Pereira

(1) Actualização em 02/08/13 19:39 - Corrigido todo o período, na sequência de um comentário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Correcção: Os Upa estão na Junta desde 2005! Em Janeiro de 2009 foi uma intercalar por causa de uma "coligação" PS/PSD! Ou algo do género. De resto, todo o retrato pintado é coincidente com a realidade! Muito bem!

Unknown disse...

Caro Anónimo:
Tem toda a razão! Limitei-me a consultar o sítio da Junta e não fiz o que devia ter feito: verificar o sítio da CNE.
Grato pela visita e pelo alerta.
J Silva Pereira