sábado, 29 de junho de 2013

Assembleia de Freguesia de 28 de Junho

Foi mais uma Assembleia pacífica, sem grandes preocupações de agenda, característica do período de pré-férias, mas já com o pensamento nas próximas eleições.

No Período de "Antes da Ordem do Dia" a Coragem de Mudar procedeu à leitura de dois documentos. No primeiro, uma Declaração Política, teceu algumas considerações sobre a acção da Junta de Freguesia durante o mandato, rematando ter-se tratado de um Executivo que "não deixa saudades e que, sem honra nem glória, desaparecerá rapidamente da memória colectiva", ao que, na oportunidade, responderia o Sr. Presidente que "o Tempo se encarregaria de desmentir tal afirmação"

Mais adiante, no mesmo documento, a Coragem de Mudar listou um conjunto de acções que veio desenvolvendo ao longo do tempo - de que sobressaem a luta desencadeada pelo cumprimento do Estatuto do Direito da Oposição, incluindo o direito de Consulta/Audição Prévia, a luta pela correcta elaboração dos documentos (previsionais e de prestação de contas), a luta pela publicitação tempestiva e faseada da evolução do PDM, e a eliminação da inibição do livre acesso à documentação relevante através do sítio da Junta.

Com o segundo documento foram colocadas algumas "Questões" no intento de saber quais as diligências levadas a cabo pelo executivo relativamente ao constrangimento causado à  movimentação dos peões nas obras em execução - muito lenta, por sinal - relacionadas com o arranjo dos acessos ao terreno destinado ao novo Centro de Saúde e loteamento anexo,  qual a actual situação do problema do "afunilamento" do passeio da Rua 1º. de Maio defronte à Estação de Serviço da BP, e, nesta mesma rua, o porquê da demora na construção dos cerca de 700m de passeio, há muito prometidos, bem como a actual situação da reparação de variados passeios existentes em mau estado por toda a Cidade. 

Questionou, finalmente, a Coragem de Mudar" das razões do não cumprimento de promessas eleitorais dos "Unidos por Alfena, algumas das quais remontando a 2005, nomeadamente o pavilhão multiusos, o passeio pedonal ao longo do Leça, a nova área pública de lazer, o PUCCA, e a colocação do mini-autocarro ao serviço da população com dificuldades de mobilidade.

Fui curta a resposta do Sr. Presidente, referindo a ausência de verbas, quer a nível camarário, quer a nível da Junta.

No "Período da Ordem do Dia", não houve intervenções, quer relacionadas com a acta da Assembleia anterior, quer com a Informação Escrita do Presidente. Quanto a esta, apenas uma observação avançada pelo Deputado Avelino de Sousa - e, também, pelo Deputado Joaquim Penela - sobre uma divergência de datas relativa à acção de limpeza do Rio Leça, actualmente em curso.

No Período destinado ao Público, interveio um cidadão sobre um assunto de carácter pessoal, que o Sr. Presidente elucidou, ao que parece, convenientemente.

J Silva Pereira

1 comentário:

Carlos Fonseca disse...

Meu caro amigo, Alfena não tem o exclusivo da falta à palavra dada.

"Eles" são iguais em todo o lado. Primeiro prometem tudo, depois fazem pouco ou mesmo nada.

Tempos houve em que isso significava desonra, uma mácula que ficava para o resto da vida do faltoso.

Recentemente, confrontei um dos candidatos à Câmara local, durante uma reunião que tive com ele, a seu pedido, perguntando-lhe com que meios contava para levar a cabo o seu "programa" eleitoral.

Concluí que, tal como o "seu" presidente em fim de tempo, também ele acabará. daqui por 4 anos, por se desculpar com a falta de verbas, ou com as dívidas que encontrou (mas que ele já conhece perfeitamente).

Como escrevi acima, eles são feitos da mesma massa. Surpreende-me é que o povo que vota embarque nessas "canoas furadas".

Um abraço do
C. Fonseca