segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cemitério Paroquial - O Talhão Militar, Uma Vez Mais...


Quando, em 2010, numa reunião pública da Junta de Freguesia, exprimi o meu desagrado pela pouca dignidade do Talhão Militar existente no Cemitério Paroquial de Alfena e sugeri a orçamentação, para o ano seguinte, de uma quantia minimamente suficiente para a reabilitação daquele espaço, obtive um geral bom acolhimento por parte do Executivo.
No fim daquele ano, com efeito, aquando da aprovação do Orçamento para 2011, constatei, com satisfação, o facto de haver sido reservada a verba de 10.000 Euros para a obra necessária.
Entretanto, foi concedido, aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, um determinado subsídio, que a Junta entendeu dever ser em espécie e que, na essência, se concretizava pela reabilitação do jazigo da Corporação, obra esta a efectuar, em conjunto, com a do Talhão Militar.
Acompanhei, de longe, o andamento da obra e apoiei a congratulação da Coragem de Mudar relativamente ao próximo fim da mesma. Visitei, finalmente, o Talhão Militar, mas o que vi surpreendeu-me de modo negativo.


Não posso compreender a razão pela qual se cobriu com relva - aliás, já neste momento, em más condições - o "lado" militar e a pedra, o "lado" dos Bombeiros. E, por maioria de razões, não compreendo a opção por dois diferentes tipos de cobertura, justificando-se, plenamente, um só: ou todo o Talhão a pedra, ou todo o Talhão a relva. Acresce outra circunstância: não tem qualquer justificação o brasão de Alfena gravado na pedra memorial. Como não tem, também, o emblema dos B.V.E.. O que, efectivamente, ali falta é uma cruz!

J Silva Pereira

PS - Já agora, substituam a relva actual por "gazon"

Sem comentários: