quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Sítio da Junta da Freguesia


Quem, por necessidade ou simples curiosidade, resolver visitar o sítio da nossa Junta de Freguesia, surpreender-se-á, com certeza. E não pela positiva, como costuma dizer-se, antes muito negativamente.

A ausência de informações relacionadas com a gestão da freguesia é o primeiro aspecto negativo com que nos deparamos. E isto apesar da obrigatoriedade de publicação de um conjunto assaz alargado de elementos, os quais, aliás, nem publicados em edital se encontram. Mas isso será outro assunto.

Em segundo lugar, não existe qualquer tipo de arquivo das publicações – poucas, é certo, mas algumas – as quais são feitas desaparecer, pura e simplesmente. Qualquer necessidade de pesquisa é, deste modo, inviabilizada.

Em terceiro lugar – e esta é uma situação, no mínimo, anedótica – é o envio das “newsletters” que é suposto acontecer, de forma automática, à medida que os assuntos são publicados. O envio é irregularíssimo, levando a supor que apenas é feito quando o administrador do sítio se lembra de tal.

Em quarto lugar – e já não me alongarei mais – é a existência de um fórum que funciona como um repositório de perguntas e apenas isso, visto que, quanto a respostas, elas são poucas e, geralmente, tão pouco valiosas que nem vale a pena lê-las! Útil seria, isso sim, se o administrador do fórum interviesse na altura mais oportuna da eventual discussão e elucidasse, de maneira correcta, imparcial e precisa, os interessados. Todavia, uma rápida análise ao conteúdo levou-me a pensar que aquele fórum foi criado para acolher panegíricos ao anterior Presidente, de modo que não acredito que a minha ideia de utilidade possa ter qualquer acolhimento.

Das duas, uma e em resumo: ou há instruções para ser como é, ou o administrador do sítio é incompetente para o exercício da função.

Sem comentários: