sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

À Atenção da Al Henna

Sem qualquer tipo de pretensões, julgo tratar-se da casa rural mais antiga de Alfena que conserva a estrutura e a traça originais. As únicas obras de que foi objecto foram a substituição do telhado (originalmente em telha lusitana, substituída por telha marselhesa) e a consolidação, com cimento, do perpianho da fachada. Penso que remonta a meados do Sec. XVIII. É composta por uma estrutura de habitação, tendo uma cozinha e uma eira - com a respectiva casa - como anexos.

2 comentários:

Ricardo Ribeiro disse...

Não sei se se trata da «mais antiga» mas é com certeza uma das mais antigas, ali junto à antiga Estrada Real, no Alto da Várzea.
Existem ainda outros exemplos de casa antigas noutros nucleos populacionais historicos da cidade como são os casos de Punhete, Baguim, Cabeda, Transleça, Ferraria.

Infelizmente, o histórico lugar de Alfena (o actual lugar da Rua) está hoje muito alterado, e as intervenções publicas que têm sido feitas não têm tido o cuidado de fazer um conveniente estudo para «memória futura» antes da intervenção que, muitas vezes, elimina vestigios importantes... mas ainda existem alguns indicios do que seria a nossa cidade na Idade Média, marcada sobretudo pela existência da Gafaria, entidade senhorial da Alfena (hoje, Rua) e Traslecia (hoje, Lombelho, Pedrouços e Transleça).
Cumprimentos.
Ricardo Ribeiro

Unknown disse...

Grato pelo seu comentário, Dr. Ricardo Ribeiro.Se há alguém com conhecimento e capacidade para apreciar a questão será o meu Caro Amigo.
Tive sempre a preocupação de preservar a casa exactamente como ela foi construída e era minha intenção recuperá-la com o maior rigor. Contava, para isso, com a urbanização da Quinta. Infelizmente, meia dúzia de energúmenos, daqui e de Valongo, inviabilizaram o projecto, na mira de sórdidos proventos. Sabia que tinham intenção de a destruir completamente?
Cumprimentos
J Silva Pereira