terça-feira, 15 de novembro de 2011

Guerras de Alecrim e Manjerona

Estalou o verniz nas relações da nossa Junta com a Câmara. Os nossos edis publicaram a "declaração de guerra" no sítio, remeteram-na aos subscritores das "newsletters" (quando lhes interessa...enviam-nas!) e, segundo consta, fizeram uma generosa distribuição em formato papel.

O "casus belli" nesta guerra de alecrim e manjerona parece ter sido a utilização, por parte da Câmara Municipal de Valongo, do edifício pré-escolar de Cabeda, onde foi implantada uma Academia Sénior. Alegam, os nossos edis a duplicação das actividades, uma vez que já funciona, de sua iniciativa, uma Escola Sénior.

Outra "espinha encravada na garganta" é a utilização do espaço do Centro Cultural, acusando a Câmara de sobrepor "os seus interesses em detrimento dos interesses dos Alfenenses, prevalecendo, sempre, a sua programação no que toca à utilização do espaço e não a dos Alfenenses".

É fácil perceber a "dor de cotovelo" do nosso Executivo. A nossa Autarquia não quer, para além dela, ninguém no seu território. Inequivocamente, por razões "eleiçoeiras". De há bastante tempo que se lançou em projectos de cariz social que não passam de duplicação dos existentes no Centro Social e Paroquial de Alfena, em vez de estabelecer estratégias de colaboração com esta IPSS. A criação da AVA é paradigma desta linha de actuação. E agora queixam-se os nossos autarcas de serem feridos com o mesmo ferro com que feriram o CSPA.

Entretanto e a propósito, serão capazes, os nossos preclaros edis, de nos explicarem em que é que, mais esta Academia Sénior, prejudica os Alfenenses?

No que respeita ao Centro Cultural, também não vislumbramos onde a programação do seu uso pela Câmara se sobrepõe aos interesses dos Alfenenses. Em primeiro lugar, quais Alfenenses? A Junta? Os UPA? E quais interesses? Os da Junta? Os dos UPA? Em segundo lugar, um rápido percurso pelas "Notícias" constantes do sítio, permite apurar que, de Dezembro de 2010 até esta data, se ralizaram apenas 6 (SEIS) (em média, UM em cada DOIS meses) eventos nas instalações do Centro Cultural (área exterior incluida). Com tão fraco uso, não vemos qualquer razão para a queixa e, muito menos, para a acusação de "roubo".

Nos dias 3 e 25 do pretérito Outubro, no auditório do Centro Cultural, a Associação Coragem de Mudar levou a efeito duas sessões de discussão pública da alteração pontual do Plano Director Municipal de Valongo. O auditório foi cedido sem quaisquer entraves pela CMV. Será esta a "pulga" que morde atrás da orelha dos Unidos por Alfena?

Mais, sobre o assunto, AQUI e AQUI. Um excelente texto sobre o uso da Casa da Juventude pode ser lido AQUI.

J Silva Pereira

Sem comentários: