quarta-feira, 15 de julho de 2015

A ASSEMBLEIA RELÂMPAGO (Continuação)

Medalhas...

Ainda no que, a regulamentos, respeita, refira-se a inclusão de um novo ponto na Ordem de Trabalhos: Regulamento para atribuição de títulos honoríficos - melhor seria distinções honoríficas, já que medalhas não são propriamente títulos - que, no seu artigo 2º. institui a Medalha de Honra da Freguesia de Alfena, em ouro e a Medalha de Mérito da Freguesia de Alfena, em prata.

Sou demasiado céptico quanto a este tipo de distinções, por, de há muito, saber não só como se escolhem os agraciados, mas também, daquilo que a escolha tem de subjacente e oculto.

Julgo que o Regulamento merece algumas críticas. Em primeiro lugar, não é original, mas será uma adaptação de um qualquer  dos muitos que se podem encontrar na net, os quais, por sua vez, são já adaptações uns dos outros. Nada há nisto de extraordinário, porque é sempre mais fácil copiar do que criar. A questão reside em adaptá-los bem!

Em segundo lugar, coloco a questão do metal de que serão feitas as medalhas: será, realmente, ouro, num caso e prata, no outro? Ou, apenas,  como é mais comum para medalhas com aquela dimensão - 7 cm de diâmetro e 4 mm de espessura (do tipo das medalhas desportivas) - um banho daqueles metais nobres? É que a diferença de valores não é nada despicienda!

Em terceiro lugar não há qualquer referência ao modo como devem ser usadas. A avaliar pelo tamanho, só o podem ser, penduradas ao pescoço. Não estou a ver um medalhão daqueles preso no lado esquerdo do decote, porventura generoso, do vestido de uma Senhora. Será assim ou ninguém reflectiu sobre o assunto?  

Em quarto lugar surgem as "Outras Insígnias", onde se escreve, somente, sobre as fitas de seda, a atribuir - e muito bem - às pessoas colectivas, mas se esquecem as pequenas "insígnias" de usar ao peito, as quais, quanto mais não seja, poderão evitar algumas tristes figuras.

Mais coisas haveria, com certeza, para dizer! Deixo esse trabalho aos nossos estimados eleitos, porque isto de ser eleito, por vezes, significa algum trabalho. Pelo menos, o de ler os textos que se aprovam!
        
(Continua)
J Silva Pereira

Sem comentários: