domingo, 24 de abril de 2011

Autofagia

Parece que esse grupo autofágico que é o PSD de Alfena iniciou já o processo de substituição do actual Presidente da Junta, Dr. Rogério Palhau, pelo seu Secretário, António Sérgio Ribeiro Pinto que é, ao mesmo tempo, o Presidente do Núcleo local daquele Partido.
A avaliar por aqui e aqui parece que sim!
Mas o que também parece ser é o "remake de um filme realizado entre 2001 e 2005". Era, então, Presidente da Junta o Sr. Guilherme Roque e seu Secretário o Dr. Arnaldo Soares, hoje preclaro Vereador da Câmara Municipal de Valongo, depois de um percurso como Presidente em Alfena.
Achamos que o Dr. Rogério Palhau deveria acautelar-se!   

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Cidade e o Centro de Saúde


Na vã tentativa de esconder o despeito que o roía por ter falhado a paternidade da cidade, disse o Dr. Arnaldo, ilustre Verador da Câmara de Valongo, na sessão do Executivo do passado dia 7, que o Centro de Saúde iria ser construido em terreno propriedade da Junta (1).

Há aqui qualquer coisa que me não soa bem! Não é verdade que, nos últimos anos, ainda o Dr. Arnaldo era Presidente da Junta, se procurou, desesperadamente, um local para o efeito? Não é verdade que não houve um único alfenense, tantos deles eleitores dos UPA, que disponibilizasse, gratuitamente, uma nesga que fosse, de terreno para tal fim? Não é verdade que, desorçamentada já a verba para a construção, ainda se especulava com um terreno na segunda fase da urbanização da Quinta das Telheiras? Não é verdade que se falava, então, num terreno alternativo, cuja localização ciosamente se escondia para, dizia-se, a malvada oposição não estragar o negócio? Negócio? E, de repente, como que por artes mágicas, quiçá por vicentino milagre, eis que a Junta se descobre dona e senhora de um espaço capaz.

Claro que, agora, deverá ser um pouco tarde, pois local poderá haver, mas não há, com certeza, dinheiro para lá construir. O Estado está falido e a Câmara também.

O que me intriga é circunstância de, precisamente agora, aparecer a Junta com um terreno SEU! Não consta ter havido qualquer doação nem qualquer compra e, assim sendo, ou o terreno sempre existiu e os UPA vêm enganando, de há muito, a população alfenense ou a existência do terreno não passa de um embuste.

(1) Infelizmente, apenas poderei confirmar as exactas palavras do Dr. Arnaldo quando for publicada a acta da sessão. Porventura, dentro de um ou dois meses.


PS - Por força do virus totalitário de que enfermam os UPA, a Junta de Freguesia tomou a atitude - única em Portugal - de impedir o acesso aos seus documentos oficiais a todos quantos se não registem para o efeito. É um tipo de controlo que lembra os idos de 75, altura em que pontificavam determinados "camaradas" de má memória! Parafraseando o outro "tomem lá que é democrático"!